O sector empresarial e a comunidade investigadora partilham experiências na SUMA

By 27 Junho 2019 Junho 26th, 2020 Notícias

Esta quinta-feira, foi celebrado no Parque Científico Tecnológico de Gran Canaria o evento SUMA, um espaço de encontro e troca de experiências entre o sector empresarial e a comunidade investigadora, organizado no âmbito do projeto europeu Innomac liderado pela Spegc.

O objetivo do evento é o de promover a troca de conhecimentos entre estes agentes e explorar vias de colaboração em projetos de inovação. Por isso, durante o evento, as empresas e o pessoal de investigação puderam apresentar os seus desafios e capacidades aos participantes, e também tiveram diversos espaços para networking para a criação de sinergias.

O evento SUMA enquadra-se na Innomac, cujo objetivo é o de aumentar a competitividade das PMEs inovadoras da Macaronésia (Gran Canaria, Madeira e Cabo Verde) com modelos de negócio baseados em tecnologia ou inovadores, através de vários mecanismos: um programa de assistência, formação e aconselhamento individualizado para melhorar o seu potencial de internacionalização, um programa de orientação, formação e acompanhamento individualizado para o desenvolvimento de processos de inovação estratégicos, funcionais ou específicos e um terceiro programa de apoio para o lançamento de projetos inovadores empresariais cooperativos para fomentar a inovação aberta entre empresas e centros e institutos de investigação.

Desta forma, a Innomac está dirigida a pessoas empreendedoras e PMEs inovadoras e/ou de base tecnológica, assim como a centros e institutos de investigação que se encontram no espaço de cooperação do projeto (Gran Canaria, Madeira e Cabo Verde), muitos deles presentes na jornada que foi hoje celebrada no Parque da ULPGC.

O projeto Innomac cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – Feder através do Programa de Cooperação Interreg V-A Espanha-Portugal MAC (Madeira, Açores, Canárias) 2014-2020. O projeto Innomac está liderado pela Sociedade de Promoção Económica da Gran Canaria (SPEGC) em colaboração com a Fundación Canaria Parque Científico Tecnológico da ULPGC (FPCT ULPGC), a Universidade da Madeira e a PROEMPRESA de Cabo Verde, como terceiro país.